Quando um arquiteto mostra o projeto para um cliente, essa visualização ocorre em um ambiente controlado, como na tela do computador. Nela, todos os cálculos se encaixam de forma automática e não há margem para erros.
Contudo, quando esse mesmo projeto vai ganhando forma no mundo real, os problemas podem começar a surgir — a menos que arquitetos, decoradores, marceneiros e outros profissionais envolvidos no trabalho entendam todos os pontos de um detalhamento de projeto bem feito.
Detalhar um projeto é ser didático, preocupando-se com o entendimento das pessoas. O ideal é que cada pessoa consiga sanar suas dúvidas lendo o projeto.
Por isso, os arquitetos precisam se lembrar de uma coisa: a especificação do projeto é feita para os outros e não para eles mesmos.
Vamos entender melhor a importância do detalhamento de projeto? Acompanhe!
O que precisa constar em um detalhamento de projeto?
Em primeiro lugar, é importante esclarecer que existem algumas normas que orientam a criação de projetos de Arquitetura. A NBR 6492 é um exemplo.
Ela padroniza questões relacionadas aos desenhos industriais, como a escala. Então, a primeira dica para a criação de uma especificação de projeto bem executada é seguir as orientações da ABNT sobre o tema.
Sabendo disso, vamos entender quais os outros itens que são importantes.
Detalhamento do layout
O detalhamento do layout mostra aos profissionais envolvidos qual será a disposição dos elementos. Ele é fundamental para que decoradores, projetistas e marceneiros consigam trabalhar.
Com esse detalhamento, é possível entender o impacto que as cores, texturas e design do mobiliário terão na composição do ambiente. Aliás, o detalhamento do layout ainda pode ajudar o cliente a aprovar ou não a ideia que será executada.
Planta luminotécnica
A função da planta luminotécnica é fornecer informações detalhadas sobre a posição, o tipo e a potência dos equipamentos de iluminação, bem como a distribuição e a quantidade de luz em diferentes áreas do ambiente.
Ela também pode mostrar as zonas de iluminação, como as áreas de trabalho, as áreas de circulação e as áreas de destaque.
Isso permite ao projetista e aos engenheiros responsáveis pela iluminação analisar e projetar a iluminação do ambiente de forma a atender às necessidades funcionais e estéticas do espaço, garantindo a segurança e conforto visual dos usuários.
Com essas informações, os eletricistas não terão dificuldade para executar o projeto. Mais do que isso, marceneiros criarão móveis que se adequarão a diferentes expectativas do projeto, como a necessidade de esconder fios.
Planta de piso
A planta de piso orientará os profissionais na forma de instalar o piso. Além disso, essa parte do detalhamento de projetos ainda orienta a compra. Em alguns casos, pela falta de informações, o material pode ser comprado de forma incorreta, gerando prejuízos e atrasos na obra.
Logicamente, as medidas da área do piso, assim como a espessura do piso devem constar nessa etapa do documento.
Planta do forro
Etapa semelhante à planta do piso. Os objetivos são os mesmos, como a orientação na compra e na instalação dos materiais.
Cortes e vistas
Para garantir que todos consigam visualizar e entender o projeto de forma correta, é importante que ele conte com os cortes e as vistas adequadas.
Além dos desenhos realistas, é necessário que exista uma representação das medidas e informações sobre os materiais usados.
Desenhos técnicos do mobiliário
Móveis planejados precisam ser bem detalhados no projeto. Suas dimensões, seus materiais, cores e texturas devem ficar claros para todos os envolvidos no planejamento do ambiente, na fabricação das peças e na montagem.
Tabelas
Sempre que houver um desenho, recomenda-se a inserção de tabelas. Elas devem informar o ambiente a que se refere o desenho, descrevê-lo e informar a quantidade ou a medida de materiais usados.
As tabelas também podem ser usadas para orientar trabalhos, como a remoção de mobiliário, remoção de elementos, montagem, pintura etc.
Vantagens do detalhamento de projetos
O detalhamento de projetos consegue reduzir o tempo da obra, pois ela se torna mais clara a todos os envolvidos e a incidência de erros também cai.
Há também a redução de desperdício de materiais, pois as informações relacionadas às medidas estão claras, orientando a compra, o corte e a montagem/instalação.
Ademais, a comunicação entre os envolvidos se torna mais simples e eficiente.
O detalhamento ainda ajuda a proteger os profissionais de excessos de clientes e prestadores de serviços, uma vez que tudo está claro e documentado.
Ainda assim, é importante esclarecer que imprevistos podem ocorrer, mas, com um detalhamento de projeto, eles serão a exceção do projeto e não uma constante.
Gostou deste artigo? Então, entenda a vantagem da renderização de projetos mobiliários.