Com a temporada mais quente do ano batendo à porta do brasileiro, a demanda por móveis de áreas externas fabricados com tecidos especiais tende a aumentar e ganhar cada vez mais espaço no mercado moveleiro. Afinal, de acordo com Marcelo dos Anjos Fragoso, projetista do Studio D’Linea, “os tecidos utilizados para revestir mesas, cadeiras e sofás desses ambientes precisam ser resistentes às intempéries do tempo para não correrem o risco de desbotarem com a ação do sol e nem reterem a água da chuva.”
Pensando nisso, separamos, a seguir, os tecidos que estão sendo mais aplicados em mobiliários de jardins, piscinas, varandas, espaços gourmet e outras áreas ao ar livre. Confira!
Tecidos náuticos
Os chamados tecidos náuticos, também comum nos barcos, são desenvolvidos para não cederem ao salitre e à maresia, mantendo suas características cromáticas e estruturais inalteradas. No entanto, mesmo com todas as suas especificações, até pouco tempo atrás, eles não costumavam ser utilizados para a decoração outdoor devido à aparência mais rústica.
Atualmente, contudo, é possível realizar nesse tipo de material a impressão de estampas diferenciadas, dando personalidade e estilo aos tecidos, que podem revestir qualquer mobiliário externo, oferecendo, além de uma durabilidade superior, a segurança de não propagar chamas ou acumular mofo.
Os tecidos náuticos também são recomendados para os clientes que têm animais de estimação, já que são altamente resistentes a arranhões.
Tecido sintético e vinil
O tecido sintético e o vinil são muito utilizados para revestir móveis para áreas externas porque possuem, geralmente, estabilizadores UV que resistem ao desbotamento proporcionado pelo sol e repelem a água, evitando a imersão nas fibras e promovendo uma secagem rápida.
Acqua block
Um dos tecidos decorativos mais conhecidos para estofar móveis externos é o acqua block. Ele possui resistência aos raios solares, é impermeável e não mancha. Versátil, pode até mesmo ser a matéria-prima de ombrelones.
Sunbrella
Bastante utilizado e conhecido no mercado, o tecido sunbrella é importado, tem diversas texturas diferentes e uma gama de tonalidades bastante atraente. As principais vantagens desse tipo de material são a sua qualidade e durabilidade, além do acabamento em fluorocarbono, responsável por deixá-lo impermeável.
Vida útil dos tecidos
Apesar de todas as características especiais, vale lembrar que tecidos sofrem, naturalmente, um desgaste pelo uso, com o passar dos anos. “Porém, o cuidado e a manutenção regular são fundamentais para que eles tenham uma boa durabilidade”, afirma Marcelo.
Para saber mais sobre os tecidos empregados nos móveis de áreas externas, continue acompanhando o nosso canal de conteúdo. Até a próxima!