O ano de 2021 será um reflexo dos aprendizados desenvolvidos ao longo de 2020, para todos os setores do mercado no mundo. Em termos de arquitetura, design e decoração, a Pantone lançou a cor do ano. Na verdade, duas cores compõem a principal paleta da Pantone 2021: são fortes, complementares e com muita personalidade.
De acordo com Sabrina Shimoda, designer de interiores e membro do comitê da ForMóbile, a cor do ano, pela Pantone 2021, chama a atenção pela escolha de duas cores e não apenas uma, como geralmente é feito. É uma escolha significativa para o momento atual: cores que fogem do padrão e apesar de totalmente diferentes entre si, complementam-se, criando destaque tanto de forma individual como em conjunto.”
Conheça, a seguir, as cores Pantone 2021 e saiba como utilizar essa combinação para trazer personalidade aos seus projetos.
Cor do ano – Pantone 2021: da incerteza à luz energizante do amanhecer de verão!
A Pantone é uma empresa norte-americana, especialista em comportamento humano e tendências, sendo uma gigante do mercado de consultoria de cores. As pessoas se expressam por meio das cores, e durante a pandemia, o espaço residencial se tornou o centro do desenvolvimento humano. Assim, foi natural o desenvolvimento de uma moda mais voltada para o mobiliário e objetos decorativos.
Mobiliário, decoração, arquitetura e design passaram a exercer um papel ainda mais significativo para manutenção da saúde mental, física, espiritual e emocional. De acordo com Camila Contato, coordenadora de produtos da Duratex, “em 2021, o duo de cores, mais do que uma tendência, reflete as necessidades e mudanças do momento atual.”
Veja a seguir, como as cores do ano 2021 propõem a superação dos desafios que surgiram em 2020.
Pantone 17-5104 Ultimate Gray: a cor do isolamento
Cinza fosco, sóbrio, silencioso e familiar, como representação do isolamento social que permeia o ano que se inicia. Remete à introspecção, à busca pelo autoconhecimento, ao cinza do céu nublado, do cimento das calçadas distantes… Cor intermediária entre o branco e o preto, existência de um contexto incerto.
Shimoda indica: “Ao escolher o tom de cinza é necessário estar atento à cor de fundo dessa tonalidade, que pode ser mais azulada, esverdeada ou amarelada. Esse fundo pode realçar muito a luz do amarelo, gerando uma composição visualmente incômoda. Teste as cores, materiais e texturas antes de aplicar no ambiente”.
Pantone 13-0647 Illuminating: a cor da esperança
Amarelo brilhante, comunicativo, cor da cura, da esperança em dias mais iluminados, leves e felizes. A inspiração vem da casca do limão siciliano, com todo o seu frescor e jovialidade.
Cor do ano – Pantone 2021: saiba como combinar cinza e amarelo
Contato enfatiza: “O cinza pode ser utilizado como uma cor base, mais predominante, enquanto o amarelo gera pontos de luz no ambiente. Nos quartos, esse duo de tons pode ser empregado da cabeceira de cama ao mobiliário: uma estante e luminária de canto, em amarelo, revelariam as boas energias dessa cor solar”.
Inicialmente, como a cor do ano, a junção do cinza e amarelo pode parecer conflitante, uma vez que, separadamente, apresentam conceitos opostos. Mas essa combinação representa a vida como ela é: complexa, ambígua, volátil e recheada de dualidades complementares.
Shimoda dá a dica de reforma usando a combinação: “...utilizando as cores Pantone 2021, criando uma pintura geométrica logo na parede de entrada, incluindo teto, parede e porta em amarelo, bem iluminado". Nesse caso, é possível complementar com o mobiliário cinza, equilibrando o contraste e proporcionando um ambiente descontraído e moderno.
Confira na galeria a seguir um projeto da designer de interiores Sabrina Shimoda, utilizando as cores do ano: